Notícias Agora

Inmet aponta risco elevado por baixa umidade em 5 estados e DF

Na manhã desta terça-feira, 30 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” devido à baixa umidade relativa do ar em uma ampla área que abrange diversos estados da região central do Brasil. O aviso é válido até às 18 horas de hoje e indica que a umidade pode ficar abaixo de 12%.

A zona afetada inclui o Distrito Federal, a parte norte de Goiás, o leste do Mato Grosso, o sul de Tocantins, o oeste da Bahia e a região noroeste de Minas Gerais. O alerta também se estende à região metropolitana de Goiânia.

Com aproximadamente 280 cidades na área de risco, o Inmet ressalta que há um perigo significativo de incêndios florestais, além de potenciais efeitos negativos à saúde da população. Esses efeitos podem englobar crises respiratórias, dores de cabeça e desidratação.

Em função dessa situação, o instituto recomenda algumas precauções para a população:

– Aumentar a ingestão de líquidos para se manter hidratado.
– Evitar a prática de atividades físicas intensas em condições de ar seco.
– Minimizar a exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia.
– Utilizar hidratantes para a pele e métodos que ajudem a umidificar o ambiente.
– Restringir o consumo de bebidas diuréticas como café e álcool.
– Em caso de necessidade, procurar informações adicionais junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Essas orientações visam proteger a saúde da população enquanto perdurar esta condição de seca.

Núcleo Editorial

Compromisso com a informação de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo